Pesquise no Blog

A saúde em Manaus!

Nesses dias li um artigo sobre um Amazonense que foi reclamar à Dilma; em Brasília, da saúde pública no Amazonas. Fiz um comentário concordando em parte e até elogiei o Instituto da Mulher Dona Lindu, enquanto criticava outros locais.

Hoje tive mais um motivo para a crítica!

Estive ainda há pouco no Hospital Alfredo da Mata, que tem uma bela placa logo na entrada dizendo ser aquele “referência em dermatologia e suas patologias, além de doenças sexualmente transmissíveis/HIV”. Pois bem, fomos eu e minha esposa; ela devido umas erupções cutâneas com coceira e eu devido umas manchas na pele. Agente ver toda hora na TV e ouve nas rádios que nestes casos devemos procurar os locais especializados ou as UBS (Unidades Básica de Saúde), conhecidas como “casinhas de saúde”. Ocorre que a que somos cadastrados, a UBS-17, que fica no Campo Dourado, está sem médico desde o ano passado e as enfermeiras não podem encaminhar. Mesmo assim ela foi lá e a indicaram procurar um médico. Assim fomos direto ao local de referência. Saímos as 04:30h. Chegamos as 05:00. Ficamos sendo o 3 e 4 da fila. Entramos as 06:10h e a enfermeira foi logo dizendo: “Pessoal (havia umas 50 pessoas a essa altura) estamos sem médicos. Todos estão de férias! Normalmente essa hora vocês teriam uma palestra informativa da assistente social, mas ela também está de férias. Assim vocês serão atendidos pelos técnicos em dermatologia, mas eles não podem encaminhar; não podem medicar; dependendo do caso agente tenta ver se consegue colocar pra ser atendido. Vocês devem procurar a “casinha de saúde” que é o correto. Vão tomar um café lá fora e pensem se vocês querem esperar”. Só faltou ela dizer: DESISTAM LOGO! Foi aquele “desistir” de muitas pessoas, inclusive da gente. Ou seja, voltamos para casa. Minha esposa se coçando toda e eu me perguntando: será que é algo grave?

Bem, no nosso caso o “correto” num se aplica, não tem médico na casinha de saúde, UBS-17, lembram? Se eu ou minha esposa formos em outra casinha de saúde, simplesmente não seremos atendidos porque não somos cadastrados naquela. No SPA Danilo Corrêa, o mais próximo de nossa casa, já fomos; mas não tem fichas suficiente para o clínico geral. Resumo da ópera, estou quase pegando meu blog e mandando alguns posts para a Dilma.

Nenhum comentário: