Pesquise no Blog

Cantanhede e o Poeta Abraão Silva Teixeira

image

Cantanhede é uma bela cidade do estado do Maranhão. Também é homônima de uma cidade portuguesa, da qual é co-irmã. É Cortada pelo Rio Itaperucu. Lá estive em 1980-81.

Ontem, em minhas pesquisas na internet , achei o belo site da cidade: www.cantanhede.ma.gov.br . O motivo de meu interesse por essa cidade, além de ela fazer parte de minha história de vida, pois lá moram muitos parentes meus, é que um desses parentes divide comigo a veia poética e de escritor da família, por parte paterna. Abraão Silva Teixeira tem vários livros de poesias, é um grande poeta cantanhedense e brasileiro. É também autor do excelente livro “Cantanhede, Sua Gente e Sua História”.  Cantanhede, como diz o poeta, é um lugar onde se vive a paz e a tranquilidade; um dos melhores recantos do mundo, onde as pessoas se abraçam e  cumprimentam onde quer que as encontrem. Prova disso é que o poeta Abraão tem pra mais de 200 afilhados na cidade.

Foi Abraão que, através da poesia, fez intercâmbio cultural entre as cidades de Cantanhede-MA e Cantanhede-Portugal, em 1988. Já foi secretário de cultura do município. Em 1995 assinou um tratado de Paz e Integração (Geminação) entre as duas cidades. Nesta oportunidade ele esteve em Portugal representando o município maranhense.

Abraão é filho de Francisco Souto Teixeira, irmão de meu pai Leopoldo Teixeira Souto, e de Maria do Socorro Araújo Silva Teixeira. Casado com Celsilene dos Santos, tem três filhos: Aline, Alana e Abraão Gabriel.

Seus livros: Janela Aberta, 1985-ed. Sioge; Mundo e Vida, 1986-ed.Sioge; Passeio ao Futuro, 1988, ed-sioge; Sombra dos Sentimentos, 1989, ed. Gráfica Minerva; Cantanhede, sua gente e sua história, 2002- Ed. Lithograf e Pensando em Você.

Hoje tive o prazer de falar com esse grande artista e meu primo, do qual me orgulho bastante.

A todos de Cantanhede meu grande apreço!

Cantanhede2Aqui PrinScreen do site da cidade, onde fiz um comentário sobre a cidade e minha estada nesta em 1980-81.

Nenhum comentário: