Pesquise no Blog

Pedra nos Rins

Sofro muito com esse mal, desde 1999. Já expeli algumas pedrinhas. Estes dias estou sentindo que uma outra está a caminho. Abaixo um post sobre o assunto:



Este pontinho branco, à direita, é uma pedra no rim.
Onde são encontrados os cálculos?Várias são as causas de formação de cálculos nos rins, e estes podem ser encontrados em qualquer região do sistema urinário: rim, ureter e bexiga.

Quais são os sintomas?
Geralmente a presença do cálculo se manifesta através de cólica na região das costas que pode se irradiar para o abdome e até para o baixo ventre.


Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser feito através de ultra-sonografia, raio-x simples do abdome, urografia excretora (raio-x com contraste), exame de urina e outros.

Obs. Esta já fiz, 4 vezes e desenvolvi alergia ao iodo usado no contraste, que é injetado via intravenoso.

Como é o tratamento imediato?
Normalmente a dor é intensa levando o paciente à procura de atendimento médico de emergência, necessitando ser medicado com anti-inflamatórios ou anti-espamódicos intravenosos.

E o tratamento a longo prazo?Depois de resolvido a dor, verifica-se a necessidade ou não de tratamento com cirurgia ou equipamentos especiais para ajudar a eliminar o cálculo, ou simplesmente o acompanhamento quando este é pequeno e possa ser eliminado espontaneamente.

Existem outras alternativas?Hoje o tratamento mais usado para fragmentar (quebrar) o cálculo é a Litotripsia Extra Corpórea (ondas de choque). Eventualmente faz-se necessário tratamento com cirurgia.

E se houver vários episódios?Se o aparecimento de cálculo for freqüente deve ser investigado o tipo de alteração metabólica que ocasiona a sua formação, para que então se faça o tratamento preventivo.

Como é feita a prevenção?Medidas gerais na prevenção da formação do cálculo renal:

1.Ingestão de líquidos entre 3 a 4 litros/dia.

Obs. Além da água bebo muito chá de quebra-pedra e tomo UroRim. Funciona bem comigo. Nas crises, uso o Diclofenaco Sódico (Voltaren). No posto ou hospital, eles aplicam buscopam composto, mas no meu caso, num passa a cólica, que é muito forte.

2.O sedentarismo predispõe a formação de cálculos, portanto o exercício físico regular três a quatro vezes por semana com boa hidratação é indicado (andar,nadar, etc.).

3.Evitar abuso de proteínas, sal, derivados de leite, carboidratos e alimentos ricos em purinas (como sardinha e fígado) que aumentam o ácido úrico.
Importante: evitar abuso não é eliminar os alimentos da dieta.



Parte desta informação é do site: http://www.rim-online.com.br/geral/inst.htm

7 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu de colocar: evitar carne vermelha! Quando estiver comendo aquele churrasco, lembre-se que a carne vermelha é proteina animal, que metabolizada aumenta a incidência de cálculos! Boazinha eu, neh?

Anônimo disse...

Muito! rsss. Evito sim, mas num dar pra resistir a uma picanha no bafo com arroz com brócolis...rsss..a cerveja, que a acompanha, é diurética..rss. Valeu a dica!

Anônimo disse...

Aonde vc encontra o Urorim? Tenho procurado mas não acho, noticia q me deram é q não fabrica mais.
Desde já agradeço

Francisco Teixeira Xico Branco disse...

Existe sim. É fabricado em Santarém do Pará pelo laboratório Aquifarma. Sugiro uma pesquisa no 102 e ligue direto a eles. Eles estão com problemas no registro do medicamento. Mas já usei bastante e é eficaz. Mas vc pode optar pela solução caseira, Chá de quebra-pedra. Beba feito água. Vc vai perceber a melhora na primeira semana de uso deste chá, e depois coloque ele como hábito diário. Uma vez ao dia basta.

Unknown disse...

bom eu descobri ontem que tenho pedra nos rins mas ja estou me tratando bebendo muita agua,e pedi para meu amigo que faz garrafadas para fazer uma para mim,nossa foi como tirar a dor com a mão pois ele fez uma mistura de folhas de quebra-pedra,hortelã,cana do brégio e folhas de abacate,bom para mim esta dando certo mas se alguem quiser fazer esta garrafada tome cuidado porque tem pessoas que tem alergia a algumas destas folhas mas boa sorte!!!!!

Francisco Teixeira Xico Branco disse...

Olá Sandra, obrigado pela visita e pela dica.

Um outro chá que tenho me dado bem, ensinado por um estudioso ortomolecular, é feito com Quebra-Pedra, Uixi Amarelo, Chapéu de Couro, Carqueja e Unha de Gato.

Punhado de cada erva (mão cheia) e ferva em dois litros de água. Ao mesmo tempo coloque um litro de água no congelador. Quando levantar fervura deixe ferver por 5 minutos e apague. Pegue a água que está no congelador, este deve está quase congelando, e derrame no chá fervido. Abafe e deixe esfriar. Tome 3 copos ao dia e complemente com no mínimo 3 litros de água, suco, etc. Comigo funciona sempre.

gena disse...

extremamente eficaz este produto natural de nome MAL DE PEDRA.Conhece?