Pesquise no Blog

Antas nas ruas de Manaus

Hoje ouvi na CBN Manaus, em tom de brincadeira ou não, que os jornalistas e radialistas Marcos Santos e Ronaldo Tiradentes, ancoras do CBN Manaus, que vai ao ar das 7:300 as 10:00 todos os dias pelos 91.5 Mhz da Rádio, irão fazer uma campanha contra os péssimos motoristas que existem em nossa capital, e eu diria, no estado em geral, comparando estes com uma ANTA. Não obstante o mamífero da família dos taperídios, que nada tem a ver com isso. ANTA no uso popular, conforme o dicionário AULETE diz, é aquela pessoa de pouca inteligência e que faz coisas sem observar as normas usuais.

Realmente em Manaus basta você dirigir alguns quilômetros para ver de um tudo no trânsito. Pessoas sem educação algumas fazem das vias suas lixeiras, suas pistas de ultrapassagem proibidas, suas vias de dobrar em locais onde não deveriam e sem ligar a seta; fazem retornos inexistentes, etc. Via de regra, fazem de tudo, menos dirigir dentro das leis.

Essa campanha, que a principio me soou irônica, creio ter por trás uma forte dose de apelo para que nosso povo se toque que estamos no século XXI, que iremos ser subsede de uma copa do mundo, que aqui pessoas de outros estados e de fora do país circulam diariamente, que  estamos concorrendo a uma das maravilhas do mundo com nossa floresta, enfim, que devemos ser melhores educados no trânsito.

Já tive oportunidade de viajar para outros países e estados brasileiros e confesso que vi poucos locais onde se dirija tão mal quanto em nossa bela capital.  Na França, especificamente em Paris, vi coisas que até Deus duvida, em contra partida em BH, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, observei que as faixas de trânsito são respeitadas. Os sinais, as faixas de pedestres, as placas de velocidades são seguidas. Algumas irregularidades, lógico que notei por lá também, mas coisa mínima diante das que vejo aqui todos os dias em todos os lugares, que seja no bairro afastado, que seja no centro e bairros nobres.

Das curiosidades que vi, em Porto Alegre ainda temos charretes nas ruas, onde os excrementos dos cavalos são removidos pelos charreteiros para não sujar as ruas. Em BH um trânsito pesado, mas educado. No Rio muito parecido com BH. São Paulo engarrafamentos, mas no geral seguem as normas de tráfego. Fortaleza, confuso às vezes, mas sem grandes problemas. Brasília, o mais limpo e educado que pude ver aqui no Brasil. No exterior tido o chapéu para a Bélgica e Holanda.  França deixa a desejar na capital, mas ao redor se ver um trânsito bom e ordeiro.

Assim, espero que nosso DETRAM seja mais atencioso com nossas ANTAS do trânsito manauara, fazendo campanhas pesadas de educação e multando sem dó aqueles que insistem em emporcalhar, ou melhor dizendo “antazonar”, me desculpe o neologismo,  nosso hoje caótico ir e vir de veículos.

Se cada um dos meios de comunicação de nossa cidade adotasse um tema e fizesse a sua parte, tenho certeza que mudaríamos a cara de nossa cidade. Falta a campanha pelas antas que jogam lixo nas ruas, igarapés, rio e áreas verdes; pelas antas que promovem invasões e derrubam a floresta; pelas antas que picham a cidade; pelas antas que destroem o patrimônio público; pelas antas que se apropriam de bens públicos; pelas antas que roubam e geram a corrupção; pelas antas que ainda votam por favores e conchavos; enfim, antas não faltam. Falta sim coragem de todos nós homens de bem.

Boa campanha CBN!

2 comentários:

Marcos Santos disse...

Xico, obrigado pelo post. O comercial está no ar, na CBN e na Tiradentes FM. E temos recebido muitos comentários positivos, no site da CBN. Acho que vamos obter uma bela resposta. Nosso trânsito precisa melhorar. Se todos cumprirem as regras, o ganho será maior que o obtido por quaisquer viadutos ou passagens de nível... e custa bem menos.

Francisco Teixeira Xico Branco disse...

É marcos, acredito sim que campanhas corajosas como essa que vcs estão realizando são parte da solução para humanizar nossa querida metrópole.