Pesquise no Blog

Estamos Consumindo Produtos Trânsgênicos...

Hoje pela manhã, estava observando alguns produtos que comprei e me deparei com um pequeno "T" no rótulo do óleo de soja. Também estava escrito, em letras muito pequenas: "este produto é feito com soja transgênica". Levado pela curiosidade, começei a olhar outros produtos de minha cesta básica, e acabei descobrindo que tinham outros dois com o mesmo símbolo. Ou seja, estou consumindo produtos feitos com soja genéticamente modificada, sem me atentar para isso.

Me aprofundei numa pesquisa pela internet sobre o tema, e descobri que já temos muitas informações. Mas a principal eu num achei:

- O que realmente modificaram na soja que foi usada para fazer o óleo de soja que comprei e a margarina???

O óleo Soya, um dos mais vendidos do mercado brasileiro, é o primeiro a ostentar o símbolo de produto geneticamente modificado (uma letra T no meio de um triângulo amarelo) no país. A embalagem também traz o aviso: “Produto produzido a partir de soja transgênica”. Só reparem que este T é quase que imperceptível.

 

[OLEO+SOYA.jpg]

A rotulagem do óleo Soya em todo o território nacional só aconteceu graças à denúncia que o Greenpeace fez em outubro de 2005, comprovando que a soja usada pelas empresas Bunge (fabricante do óleo Soya) e a Cargill (fabricante do óleo Liza) era geneticamente modificada.


Em setembro do ano passado, o Ministério Público de São Paulo se baseou na denúncia do Greenpeace para entrar na Justiça com uma ação civil pública exigindo a rotulagem de ambos os produtos.

Produtos que  já são feitos com soja transgênica:

- Óleos de Soja Liza, Soya, Primor e Olívia - Marcas pertecentes a BUNGUE e CARGIL

Lógicos que existem outros e os estamos consumindo sem saber.

Abaixo vídeo do greepeace que foi motivo da ação que obriga a empresas a colocarem a rotulagem nos produtos:

Nenhum comentário: