Pesquise no Blog

Açude em Bom Bom Bocadinho

P1020455

 

Este açude fica em Nova Russas, num interior chamado Bom Bocadinho. Onde nasceram e viveram meus avós maternos, e onde minha mãe passou boa parte de sua vida, antes de migrar pra Santarém no Pará.

É um das centenas de açudes que vi nesta viagem, e todos sangrando. Ou seja, com água saindo pelo ladrão, literalmente.

Por coincidência, em 1981 estive neste lugar, e era apenas um descampado. Esta barragem de concreto que estou sobre, era apenas uma barragem em construção, feita com areia batida. Ainda ajudei meus primos trabalhar ai, no que eles chamavam de "frente de trabalho contra a seca". Ganhavam meio salário mínimo para construir estas barragens. Eu tinha 12 anos, e me lembro muito bem dessas passagens em minha vida.

 

P1020457

Quando o açude ai de cima sangra forte, aqui vira uma linda cachoeira. Para referência o açude está localizado no canto superior direito desta foto, por detrás daquela mata.

Nenhum comentário: