Pesquise no Blog

Mais Primos Chegando!

Veja essa estória, que faz parte da história de minha família, aqui contada pelo meu Primo Soares Feitosa, um escritor e poeta, que me orgulha muito:

Minha pergunta:

"Estimado Primo Poeta,

Que somos primos, sei que somos; dado as tantas coincidências que leio em seus escritos. Meu pai Leopoldo Teixeira Souto, e meus avós paternos: Manuel Souto Teixeira e Ana Teixeira Souto, encaixam-se no nome de sua vó paterna, Francisca Teixeira Souto. Me ajude neste entendimento primo. O que eram eles um dos outros? Oue grau de parentesco temos?

Também primo, visite meu site qualquer horas dessas e me der notícias suas. Sou feliz por saber que minha veia poética também tem você e Abraão Silva Teixeira na linhagem poética que herdei dos Teixeira Souto.

Um forte Abraço,

Francisco José Martins Teixeira
Poeta Xico Branco
Manaus-AM

http://www.xicobranco.com.br/"
A resposta de meu primo *Soares Feitosa:
"Primo, os Teixeiras são assim, dois pontos.

Domingos Felix Texeira, de Iguatu, em 1860, por aí, disputou a eleição com um Alexandre não sei de que. No dia da eleição, na sacristia da igreja, o pau torou e Alexandre matou Domingos a tiros. Um filho de Domingos, de 17 anos apenas, estudante, consegui pegar o bacamarte do pai, e, no meio da lutar, despacho um tiro nas costas do inimigo Alexandre, que também morreu. Morreram mais 12 ou 14 na hora, com muita gente ferida, uma carnificina dos seiscentos demões.

O filho de Domingos, já era padre, o primeiro padre de Iguatu, era o vigário de Tamboril, de nome Raimundo Felix Teixeira, foi então buscar a mãe viuva e os irmãos, entre os quais o assassino, cujo nome em seu não sei.

Uma sobrinha do padre, não sei se filha do assassino, ele casou depois, uma vez que no dia matança tinha apenas 17 anos, é a minha bisavó, Josefa Felix Teixeira, mâe de Francisca Souto Teixeira e mais um monte de gente, acho que bem uns 20 filhos, quem sabe o Manuel seu avô. Investigue isto, por favor. Agora vamos falar do lado Souto. Não sei o nome do pai ou mãe de Josefa, pode ser o assassino ou outro dos muitos irmãos / irmas do padre Teixeira.

Antes porém esta informação. O padre trouxe os escravos da família, uns negros de nome Teles, para Tamboril. Quando as coisas acalmaram, bem depois da lei áurea, os negros encontraram uma fazendola para assituarem-se: fizeram uma capelinha e botaram o nome de Telha, o mesmo nome de Iguatu. Essa Telha é a cidade de Monsenhor Tabosa, onde eu me criei, bem proxima de Tamboril, aliás; antigo distrito de Tamboril, mas é muito maior que Tamboril.

Antônio Souto Ferreira (acho que era Ferreira) era do Icó, ourives, era o sacristão do padre Raimundo Teixeira em Tamboril. Casou com a sobrinha dele, Josefa. Ela então ficou com o nome Josefa Souto Teixeira, e foram morar na fazenda Bom Princípio, nos sertões de Tamboril.

Um neto dela, de nome Napoleão, filho de minha avó e irmão de meu pai, foi morar em Belém. Já faleceu. Aí em Manaus conheci um contador filho dele, mas não sei o nome, deve ter uns 45 ou 50 anos, veja se consegue, por favor, ele deve saber mais coisas. Padre Raimundo Teixeira é nome de rua principal em Tamboril.

Veja o que descobre com os seus parentes. Quem sãos os irmãos de seu pai, de sua mãe. Estou empenhado em levantar esses nomes, mas não é nada fácil.

Com o abraço, seu primo e xaxapim, Francisco José."
* Francisco José de Soares Feitosa é poeta e escritor, e autor do site: Jornal da Poesia, o endereço mais acessado em língua portuguesa, segundo o google, sobre poesia e literatura.

Nenhum comentário: