Pesquise no Blog

*Casamento: sim ou não?


Razões para não casar há muitas. Mas sobram também motivos para quem quer juntar as escovas de dente.

Um dos argumentos mais fortes a favor é a vontade de estar junto da pessoa amada. Isso implica vivenciar experiências a dois, ter cumplicidade no dia a dia, construir uma parceria para tornar a vida mais leve, compartilhando responsabilidades e alegrias como a formação de uma família mais ampla que inclua filhos.

A paternidade e a maternidade nascem junto com o primeiro filho. Com a chegada dele, novos papeis serão desempenhados. Há um enriquecimento das experiências pessoais do casal. Os filhos são a materialização do amor.
É no casamento que o amor se realiza em sua plenitude. Por sua especificidade, ele permite vivenciar situações relacionadas a esse sentimento que são impossíveis fora dele. Portanto, a união potencializa o amor e o coloca à prova a cada instante.

Casar significa receber o pacote completo. É um exercício contínuo de tolerância das diferenças e de adaptação. Ao casar, passa-se a conviver necessariamente com a família do cônjuge, seus valores, hábitos e crenças. Isso nem sempre é fácil e ainda pode ser agravado por outras questões, como a rotina.
A vida a dois traz necessariamente a convivência com a repetição. O que é novidade no início do casamento tende a se tornar rotineiro, desgastando a relação. O aumento das despesas da nova família pode ser outro ponto de conflito entre o casal, levando a um afastamento que pode desencadear uma saudade da vida de solteiro.

A perda da liberdade, em vários sentidos, é um argumento sempre presente para os que não querem casar. O seu tempo deixa de ser só seu, bem como as suas finanças. Além disso, as decisões devem ser necessariamente compartilhadas, retirando a autonomia de antes. Há, por fim, a perda da liberdade afetiva, uma vez que a sociedade em que vivemos requer a monogamia como padrão no relacionamento.
Satisfeito? Talvez não. Porque o argumento mais importante a favor ou contra pode não estar aqui, mas ao seu lado ou dentro de você.
Turma_ProducaoTextual_021220111

Os Autores

O texto acima foi feito pela turma da foto. Todos alunos do curso de Produção Textual do Mestre Professor, Sérgio Freire – www.sergiofreire.com.br – realizado no último sábado, 03/12/2010. Uma oportunidade ímpar que tivemos para exercitar as técnicas por ele ensinadas e também para dividir momentos de muita alegria e satisfação uns com os outros.

 

* Original postado no grupo do facebook: http://www.facebook.com/groups/praticatextual/

Nenhum comentário: