Pesquise no Blog

Lições do Egito

image

 

imageimage

O povo do Egito fez uma revolução histórica que culminou hoje com a renúncia de Hosni Mubarak. Deste 14 de outubro de 1981 até hoje, 11 de fevereiro de 2011 ele governou o Egito. Tem uma fortuna de mais de 70 bilhões de dólares. Vamos lá, vou por com todos os zeros: US$ 10,000,000,000.00, enquanto a maioria da população que o tirou do poder é de pobre a paupérrima.

O Egito hoje mudou o mundo. Nos mostraram que é possível sim mudar as coisas. Aqui com meus botões fico sonhando com o dia que nós brasileiros deixaremos de ser tão passivos, amedrontados, e coniventes com tanta roubalheira e corrupção da maioria dos políticos deste país.

Se agente fosse pra rua ainda estes dias com certeza o salário mínimo seria elevado ao valor de R$ 600,00 ou até mesmo mais.

O Egito nos mostra que aquela velha máxima de que “o povo tem a força” é verdadeira. O povo pode mudar as coisas, desde que tenha para isso garra e coragem de lutar e sair do marasmo e conformismo geral. Agente costuma reclamar do país na mesa do bar, nas conversas de rua; de chão de fábrica, etc. Mas na hora que algumas pessoas decidem lutar por meia passagem de ônibus para estudantes, contra conta de água e luz caríssimas; buracos nas ruas, descasos públicos, etc., muitos de nós se sentem incomodados com esses “baderneiros”; sim é assim que eles chamam aqui o povo que tem coragem de lutar por mudanças. Muitos deste políticos que ai estão se vangloriam de terem lutados contra o militarismo, de terem sido torturados, exilados; mas muitos destes mesmo descem o caceto no povo sem a menor cerimônia.

Somos cacetados com impostos, contas altas, serviços péssimos de saúde, transporte, bancos, etc. Praças e ruas abandonadas ao léu. Nossas crianças nas ruas entregue a drogas e prostituição, etc. E todos sabemos como mudar, mas ainda não temos coragem para fazer as mudanças ou nossa paciência e alienação é tamanha que nos congela.

Num sou a favor da violência, nem da guerra; mas sabemos que grandes conquistas, como esta do povo egípcio, só vem com muita luta, perseverança, garra e em muitos casos, com o sangue de alguns mártires derramado.

Venceu a força moral, aliada ao ouso das novas tecnologias de mídia e informação. Prova de que o velho e nunca frutífero terrorismo num é a saída. Ditadores nascem  e caem. Um simples mercador assassinado já derrubou dois, eis a prova.

Vamos lá Brasil, te contamina pela garra do povo egípcio e vamos fazer aqui nossas mudanças e derrubar nossos “ditadores”.

Nenhum comentário: