Pesquise no Blog

Ato falho ou ponto de vista?

Ouvindo e vendo o Prefeito de uma das maiores cidades do País, que sabemos ser uma cidade acolhedora e receptiva, dizer para uma senhora desesperada para que ela morra, é algo antes de tudo triste e lamentável, pra não dizer inaceitável. A cidade de Manaus mais uma vez sai nas manchetes nacionais, já não bastasse as mortes por dengue, agora essa frase e atitude do prefeito Amazonino Mendes nos colocando na mídia.

Num é de hoje que ele demonstra ter perdido sua compostura diante de situações como esta. Manaus foi ao longo dos anos sendo povoada sim em muitos casos de forma irregular, mas a culpa maior é dos governantes que deixaram, num é do povo. Quando falo governantes, coloco aqui todos os que são eleitos pelo nosso voto, quer sejamos paraenses, maranhenses, piauienses, cearenses, amazonenses; coloco nossos vereadores, nossos deputados, prefeito, governador, etc. Nunca vi uma ação enérgica, educada e definitiva para evitar a ocupação das áreas de risco. E falo com propriedade, pois perto de minha casa existem 3 áreas de risco habitadas e a defesa civil apenas vem e diz: “ vocês devem sair de suas casas”. Mas me pergunto: – E ir pra onde? O fiscal que fala uma bobagem dessa, deve ter uma casa para onde vai no final de seu expediente, aquelas pessoas não. Falta preparo, falta políticas, falta estudo técnico, falta boa vontade.

Eu uma vez sugeri algo simples para um secretário de defesa civil: "-Retirem essas famílias dando-lhes um local digno para morar e  para evitar novas ocupações desse local, façam uma calçada na margem do barranco, plantem grama na parte sem mata do morro e coloquem placas. Depois acionem a SEMMA (antiga SEDEMA) para vir pra dentro da comunidade com ações de conscientização do povo e fiscalização contínua! Fui ignorado e mesmo antes de terminar minha dica ele já estava falando com um assessor sem mostrar interesse algum. A desculpa que mais dão é que não tem jeito; que tiram hoje e amanhã eles estão de volta. Ou seja, se dão por vencido mesmo antes de tentar.

O povo tem sim sua parcela de culpa; mas quem já passou fome, frio, dormiu ao relento, sabe que o buraco é mais embaixo. E nada, nada mesmo, justifica uma autoridade eleita por esse mesmo povo, tirar dele a única coisa que nos move, a esperança.

Moro em Manaus há 20 anos e sou paraense nascido em Santarém, mas sempre digo e repito, aqui sou mais um dos muitos Paramazonenses que ama essa região como um todo e por ela luta e labuta diariamente.

Nenhum comentário: