Pesquise no Blog

Iceberg Gigante se Solta na Antártida

Li a notícia abaixo e fiquei perplexo:

image

Foto: EFE

Paris, 26 fev (EFE).- Um iceberg do tamanho de Luxemburgo, de cerca de 2,550 quilômetros quadrados, se desprendeu da geleira Mertz, na Antártida do Leste, informou hoje o Centro Nacional da Pesquisa Científica da França (CNRS).

Esta cisão na geleira, que aconteceu entre os dias 12 e 13 de fevereiro e que ajudará a estudar a circulação das águas e a mudança climática, aconteceu por causa da colisão de um iceberg ainda maior do que agora navega pelas águas do mar Antártico.
O bloco de gelo - de uma longitude de 78 quilômetros, uma largura de entre 33 e 39 quilômetros e uma espessura meio de 400 metros - e o que lhe bateu, ao serem ambos de grande tamanho, podem afetar a circulação oceânica e o equilíbrio dos ecossistemas da região, disse o CNRS em comunicado.
Na Antártida estão sendo registrados, de maneira cada vez mais frequente, desprendimentos de plataformas de gelo, com o que aumentou o número de icebergs e, como consequência, o nível de água doce no Oceano Austral.
A zona oceânica litorânea situada imediatamente a oeste do Mertz é de fundamental interesse para os cientistas já que nesse ponto nasce uma parte das águas que alimentam a circulação oceânica mundial.
Por isso, acrescenta a nota, estudar a deriva do novo iceberg "representa uma oportunidade única". EFE mas/ma

Fonte: Site Último Segundo

Nenhum comentário: