Pesquise no Blog

Engenharia Burra na Manaus da Copa 2014

Não sou engenheiro. Tampouco algumas das pessoas com quem conversei são. Mas não precisaríamos ser para verificar que as obras feitas em Manaus pelas empresas que prestam serviços à Prefeitura, Governo do Estado, colocando canos de águas e ligações residenciais para a empresa Águas do Amazonas , são uma perfeita amostra de algo feito sem planejamento algum de uma engenharia inteligente.

Eles cavam as ruas e não há recapeamento asfáltico no pós serviço. Passam por um ponto e dias depois voltam cavando novamente para colocar outros canos. Quando o asfalto é reposto, novamente é removido para recolocar mais canos onde antes já haviam sido colocados alguns; parecem que por terem “esquecidos “ de colocar estes.  Algumas ruas são passadas batidas e depois lembradas, isso causa nova buraqueira onde já deveria ter sido planejado um único serviço. Enfim, uma lambança que fazem nossos cursos de engenharia ficar no chinelo. 

Em bairros nobres eles abrem e fecham rapidamente. Em bairros mais populares eles cavam e deixam a buraqueira por meses a fio.

Esse é o planejamento da cidade que se diz (seus governantes dizem) está preparada para ter uma COPA do mundo em 2014.  Creio que essa forma de governar com dois pesos e duas medidas, pode ser um gargalo e uma mancha na nossa meta de “agradar” a FIFA. O site da FIFA aceita sugestões e facilmente podemos enviar informações de como as coisas estão em nossa cidade. Será que eles querem enrolar a FIFA?

Tenho aqui meu receio de que mais uma vez seja feita uma maquiagem na cidade na época da Copa, como já foi feito dias antes da vinda da comissão da FIFA em 2009, quem não lembra. E que somente nos entornos de Estádios, Hotéis e Centro –Chiques- Comerciais  sejam realizados “melhorias” e que os demais pontos sejam deixados ao léu e ao Deus dará.

Onde estar o CRE, ARSAM, PROCON, SEMMAS, IPAAM, MP, etc?

Abaixo as fotos do que descrevo e critico:

DSC00287 

Rua Plutão, Bairro Campo Dourado, dia 16/11/2009.

DSC00312

Mesma Rua Plutão, dia 30/01/2010.

DSC00316

Continuação da mesma Rua, em 01/02/2010.

OBS. Esta Rua, liga a Bola do Núcleo 8 da Cidade Nova I ao bairros de Riacho Doce I, II e III, Campo Dourado, Osvaldo Frota. É rota de ligação da Avenida Noel Nutels à nova Av. Grande Circular. E era usada por linhas de`ônibus que beneficiavam mais de 10 mil moradores do entorno.

Este é só um exemplo, mas Manaus está cheio de muitos outros.

Nenhum comentário: