Pesquise no Blog

Manaus - Questão Profunda de Educação

Há muito venho sendo um crítico de coisas que vejo terem mudado bastante do meu tempo de menino para os dias de hoje. Recentemente Manaus ganhou o direito da FIFA de ser uma das subsedes para a Copa do Mundo de 2014. Vários projetos estão sendo anunciados e parece que tudo de bom vai acontecer devido este evento magnânimo.

Metrô de superfície ultra moderno. Ônibus com corredor exclusivo. Novos hospitais e centros de emergências. Novas ruas e avenidas mais largas. Ou seja, uma série de benefícios para a cidade. Mas me pergunto, e a educação de nosso povo?.

Sem querer ser radical ou generalista, nossa cidade é muito mal tratada pelo próprio povo que nela mora. É comum vermos pessoas jogando lixo na rua, nos igarapés, áreas verdes, etc. Nossos prédios públicos e privados; casas, muros e pontes são pichados por jovens que perderam o valos cívico, moral e familiar, de uma vivência em comunidade.

Nos bairros e centros é comum ver grupo de jovens sem motivação de vida ,que não seja a briga, a droga e a anarquia em grupo, fazendo de um tudo para manchar a cidade e afugentar as pessoas de bem. Nossos parques para muitos são motivos de temor. Nossas praças. Nossas ruas. Manaus parece em alguns aspectos uma cidade sem lei, pois até a lei é falha em muitos casos, no que tange a agilidade de prever e evitar certas ocorrências.

As galeras de jovens sem sentido de vida são um câncer que vejo desde quando aqui cheguei em 1990. Antes eram “privilégios” de bairros afastados e carentes, e hoje viraram produto de grife e estão presentes em todos os lugares. Eles roubam, espancam, matam, se matam, usam droga, picham, etc. E pouco ou quase nada é feio para mudar esse quadro.

Projetos do governo, como o Galera Nota 10 tentam retirar alguns destes jovens da delinquência, mas essas ainda são ações muito tímidas, pois do outro lado falta a punição exemplar dos que permanecem delinquindo.

Assim, vejo com grande preocupação a questão “Educação do Povo” para este grande evento. Receio que esta oportunidade ímpar seja perdida e após nos reste apenas o lamento. Deveria-se nesse momento termos também ações educativas para nossos jovens; serão eles nossos assaltantes, malandros e marginais de amanhã se hoje nada for feito. Para quem acha que estou sendo exagerado, pegue um carro e der uma volta nos bairros de Manaus num fim de semana; domingo de preferência. São milhares deles sem rumo, apenas entregues ao ostracismo e ao riso gerado pela euforia da briga, da falta de atividades do estado e da desestruturação familiar. Com um terçado na mão ou uma arma de fogo; pedaço de pau, pedras e tudo que puder servir de apetrecho para a barbárie, eles são a imagem triste de uma falsa e perdida ilusão dos que não tem o vislumbre de uma vida digna e moralmente correta.

Fica aqui meu alerta!

Façamos algo hoje pelo nossos jovens, senão na copa de 2014 teremos de um lado um grande evento e de outro um grande problema.

Nenhum comentário: