Pesquise no Blog

Óculos Pirata causam mal aos olhos!

Modernos, clássicos, pequenos, grandes, de lentes coloridas e diferentes armações. E o melhor: com um preço que cabe no orçamento de qualquer pessoa. Quem resiste à tentação? Óculos de sol são vendidos livremente em calçadões, bancas de camelôs, shoppings e até em promoções de óticas sem protetor contra raios ultravioleta. Enquanto um modelo original, com protetor solar e certificado de garantia, beira os R$ 300, os falsificados saem por menos de R$ 20. Oftalmologistas alertam sobre os riscos à visão, mas há quem ignore o perigo.

Esse tipo de comportamento pode trazer problemas futuros, alerta o oftalmologista Gianmarco Penteado. “É importante que os óculos de sol tenham proteção contra raios ultravioleta porque quando os olhos recebem uma lente escura, automaticamente ocorre a dilatação da pupila e o olho permite a entrada de mais luz e, portanto, mais raios ultravioleta”, informa.

De acordo com o presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, Fernando César Abib, as conseqüências do uso indiscriminado de óculos de sol por muitos anos são a catarata, a degeneração da retina e até tumores malignos. Ele acrescenta que é mais prudente deixar de usar óculos escuros na exposição ao sol do que usar o equipamento sem a devida proteção.

Luz solar

Quem tem olhos claros deve tomar mais cuidado porque, como lembra Penteado, eles são mais sensíveis às doenças. E o fato de o inverno estar próximo não significa que não haja motivos de preocupação. “O Brasil tem em torno de 3.500 horas de luz solar por ano, diferentemente dos países nórdicos, que têm 1.800. Por isso, a proteção é necessária”, diz Penteado. Abib endossa o alerta: “A radiação ultravioleta não escolhe época do ano.”

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: