Pesquise no Blog

Descaso na Manaus da Copa 2014

Desde NOVEMBRO de 2009 0s moradores dos Bairros Osvaldo Frota I e II, Campo Dourado, Riacho Doce I, II e III, além de outros bairros das Zonas Norte e Leste de Manaus estão convivendo com verdadeiras crateras a céu aberto.

Antes em Manaus tínhamos que conviver com buracos – éramos felizes e não sabíamos –, hoje convivemos com valas, bueiros entupidos de barro e entulho, lixos no meio da rua, lama, crateras, etc. Tudo por conta do mal planejamento na colocação de tubos de água. A empresa contratada abre as valas, coloca os tubos e as fecha, porém não existe a contrapartida da prefeitura de asfaltar a área aberta logo após esta ser fechada; com isso vem a chuva e leva todo o barro. Como aqui chove toda hora, todo dia, não precisa ser engenheiro para perceber que isso é puro descaso com os bairros mais modestos.

Em alguns lugares eles fazem pior, depois das valas serem re-abertas pela chuva a prefeitura vem e joga resto de construção ( entulho) ,a chuva vem novamente e leva tudo para dentro de bueiros e igarapés, ou seja além de emporcalhar a cidade, ainda cometem crime ambiental.

Carros já não entram mais em certas partes destes bairros. Entendam aqui, ambulâncias, carros de policia, ônibus, taxis, carros particulares,enfim pessoas estão ilhadas na cidade que quer fazer uma Copa do Mundo e Metrô de Superfície.

Até moto-taxistas estão deixando de pegar corridas para certas ruas, devido as valas. Ou seja, o que antes era uma solução, hoje virou decepção. Alguns mercadinhos não conseguem mais repor estoques porque  o carro de entrega não chega mais. Assaltos aumentaram nesses dois primeiros meses do ano porque a policia deixou de entrar nos locais onde as ruas estão sem condição de trafego.

Ontem o Ministério Público Estadual-AM impetrou ação a respeito das obras de colocação de Tubos de Gás nas áreas que afetam os mais abastados, deveria também impetrar contra a colocação de tubo de água nos bairros mais afastados do centro.

Em bairros menos abastados, não somos abestados, aqui tem um comércio fértil que depende das ruas para sobreviver. Muita gente estar deixando de ganhar o pão de cada dia. Carros estão quebrando e gerando prejuízos. Pessoas caindo em valas. Trabalhadores tendo que chegar em suas empresas sujos de lama. Pessoas idosas deixando de fazer exames e consultas porque não conseguem sair de casa. Um verdadeiro caos e ninguém parece perceber isso.

Abaixo algumas fotos capturadas pelo celular de um morador:

DSC00416 R.Plutao03

Rua Tucumã, Riacho Doce II e Rua Plutão, Campo Dourado. Por estas ruas antes passava a Linha 040 de ônibus coletivo. Hoje é o palco para malabarismo de carros, motos e pedestres.

R.Marte

Rua Marte, Campo Dourado. Aqui o ônibus 040 subia, vindo da Rua Plutão, para rodar dentro do Bairro Campo Dourado vindo do Riacho Doce II.

R.PlutãoEntOsvFrota

R44OsvFrota2

Entrada da Rua Plutão, Campo Dourado, vindo pela Rua 44 do Osvaldo Frota II

R.71OsvFrota2Rua 71, Osvaldo Frota II. Esta Rua é importante via de ligação de quem vem da Bola do Núcleo 8, Cidade Nova I ou do Renato Souza Pinto pela Rua Tucumã, pois permite o atalho desses locais para a Nova Grande Circular e Bairro Nova Cidade. Este percurso evita trafego pela Noel Nutels.

R42c71OsvFrota2

R.42OsvFrora2

Aqui uma amostra da “solução” da prefeitura para tampar as valas. Notem na foto da esquerda que há um bueiro aberto, esse entulho fatalmente cairá dentro deste na primeira chuva.

DSC00281 DSC00286

Aqui restos de asfalto, barro e entulho jogados dentro da Área Verde dos Bairros Campo Dourado, Riacho Doce, Osvaldo Frota, Canaranas e Conj. Cidadão, pela empresa Vitória Régia Indústria, Comércio e Construção Ltda. A imagem mostra um antagonismo discrepante com o nome da empresa, que é uma flor símbolo da Amazônia, que tanto falamos em preservar.

Nenhum comentário: