Pesquise no Blog

A ORAÇÃO DA PROPINA

 

Cuíca da Asa Sul

I

Valei-me Nossa Senhora

do Reino da Pedra Fina,

tanta meia recheada

com o níquel da fedentina!

No pisotear da grana,

reza em coro a ratazana

a Oração da Propina.

II

São Leonardo Imprudente,

orai até não ter jeito,

entupa a roupa de notas,

os pés esquerdo e direito,

e, se não couber na meia,

peça a Santa Eurides Feia

pra socar no meio dos peitos.

III

São Benedito Domingos,

vá chamar Santo Odilon

que São Brunelli já foi

se fartar do que é bom.

Diga a Santa Eurides Brito

que movimente o cambito

e me empreste o califon.

IV

Me proteja, São Durval,

de tudo quanto é torpeza,

filme o pântano distrital

(peixe grande e miudeza).

Tore o poder na raiz:

desde os tempos de Roriz

que é grande a safadeza.

V

Santo Benício Tavares

que não pode nem andar

mas tem duas mãos muito ágeis

para o dinheiro pegar.

Num barco agarrou sem dó

uma índia caiapó,

deus me livre de ir lá!

VI

Orai, santos distritais,

rogai pelos penitentes:

São Roriz e São Arruda,

São PO e São Valente,

tenham piedade do povo.

Viva São Pedro do Ovo,

que bota ovo na gente!

VII

Que o Santo Rogério Ulisses,

lá de São Sebastião,

fale com São Maciel

pra me emprestar um milhão

que veio de Santa Cristina,

uma santa muito fina,

protetora de ladrão.

VIII

E se eu fosse São Arruda

não largaria a questão:

não foi ele quem inventou

esse tal de mensalão.

Faz tempo que as empresas

vivem nessa safadeza,

mantendo a corrupção.

IX

Mensalão já teve em Minas

e no plano federal,

no Rio Grande do Sul

e até no Pantanal.

Mais rasteiro que o chão,

só faltava o mensalão

do Governo Distrital.

X

Santo Omézio, São Lamoglia

e Santo Roberto Giffoni,

que os anjos toquem trombetas

em mais de mil microfones

e mandem neste Natal

pra cada lar distrital

uma festa de panetones!

Nenhum comentário: