Pesquise no Blog

Milhões de Peixes morrem em rios amazônicos

image

Foto: portal G1

Devido a grande seca que se abate no Estado do Amazonas neste forte verão milhões de peixes estão morrendo devido a desoxigenação da água.

Ironicamente no ano em que o estado teve a maior cheia de toda história agora acontece essa mortandade de peixes. Algo duro de ser visto e que causa um grande prejuízo, além de deixar a população destas áreas sem o seu principal alimento.

Isso havia ocorrido há 3 anos atrás e agora novamente. Algo nunca visto por ribeirinhos que moram nestes rios a mais de 50 anos. Efeitos notórios do aquecimento global e das mudanças climáticas provocadas pelo homem.

image

Foto: BBC

Os peixes mais afetados são também os mais consumidos pelo povo dessa região, Tucunaré, Matrinchã, Jaraqui, Pacu e Bodó (Acari), além de espécie de quelônios e jacarés. Muito Pirarucus também podem ser vistos boiando desesperados em busca de oxigênio.

A saída para alguns é pecar os peixes agonizando e salga-los para ter o que comer nestes dias de seca.

A água não pode ser consumida e nem usada para banho devido a grande quantidade de matéria orgânica em decomposição e o mau odor. Uma tragédia ambiental sem comparação. Fica o alerta!

image

Foto: Eduardo Nicolau

image

Foto: Greenpeace

Nenhum comentário: