Pesquise no Blog

Yebá Burôh

P1050548

Foto: Poeta Xico Branco

Dia 04 de abril, último sábado, apresentamos novamente a Peça Teatral Yebá Burôh, A Índia Velha do Universo-, de Douglas Rodrigues e que conta a história da criação do mundo na visão da etnia dos índios Dessanas, pelo Grupo de Repertório Arte&Fato, o qual faço parte.

Ano passado no 5 Festival de Teatro da Amazônia, realizado em Manaus, no Teatro Amazonas, ela foi ganhadora dos prêmios de Melhor Direção, Figurino e Som.

Num dos diálogos entre Mandegá (Sol) e Coadé (Lua), que apaixonados tem que renegar ao amor, em função de um cuidar do dia e outro da noite, existe uma das frase fortes do texto:

“-Vamos deixar o mundo existir”

Essa frase foi ilustrada por um dos Jurados, como sendo '”uma das mais belas e fortes que ele já ouvira até então”, nos muitos anos de teatro que este tem.

Temos na cultura indígena desse país, mitos e lendas tantos, quantos os Grandes Mitos Gregos e Romanos, mas poucos os conhecemos, pois muitos de nós os deixa de lado por serem: “coisa de índio”.

Este ano estamos trabalhando a montagem de Jurupari, de Márcio Souza, uma peça dita Maldita por muitos, pois mexe com o mito maior de muitos de nossos índios. Talvez eu participe dessa montagem como ator, ou não. Mas com certeza estarei lá para prestigiar.

Para saber mais:

http://grupoarteefato.blogspot.com/

Nenhum comentário: