Pesquise no Blog

Saúde no Brasil! Pra poucos e não pra pobres…

 

Louvável ouvir e ver a ministra Dilma Rouseff falar que todos deveriam fazer exames de rotina para prevenir e descobri precocemente possíveis doenças. Rogo que ela se recupere logo desse linfoma.

O que me entristece também é perceber que  que nossa ministra não sabe bem como funciona o sistema de saúde publica do Brasil. Pobre não tem acesso nem a uma consulta digna, quanto mais a exames e check ups. Me pareceu que ela falou somente para os que, como ela, tem acesso a planos de saúde e junta médicas como a que a acompanhava em sua entrevista.

Eu trabalhei por 20 anos em empresas que proviam para mim e minha família planos de saúde, sempre que precisei pude usar com rapidez, hora ou outra tinha algum contratempo, mas nada tão sério. Há dois anos decidi sair do último emprego para tentar carreira solo. Dia desses precisei de uma consulta médica, demorei quase um mês para ser atendido por um ortopedista, outro tanto para fazer um raio X e 5 minutos pra descobrir que a dor que sinto nas vértebras C3,C4, e C5 é fictícia segundo ele. Sendo que há tempos atrás um outro médico, particular, havia me dito que tenho que cuidar seriamente disso. Continuo sendo incomodado por essa ficção, inclusive agora enquanto digito este texto.

Ou fui acometido de um milagre ou de um mal atendimento público. O que vocês acham?

Nenhum comentário: