Pesquise no Blog

Mercado Municipal de Manaus Agonizando

O Mercado Municipal de Manaus Adolpho Lisboa, 1882, que agoniza há mais de 10 anos em uma eterna reforma que nunca termina, é uma cópia do extinto Mercado Municipal de Paris, o Le Halles. De importância singular para a história de Manaus e região, vem sendo tratado com descaso pelo poder público que não "tem verbas", porém a cidade cada dia mais ostenta riquezas e mansões pelas suas cercanias, e vai até mesmo quer ser subsede de uma Copa do Mundo. Será que o pessoal do patrimônio histórico que exibir suas ruínas, ao invés de sua beleza de outrora, para as pessoas que aqui vierem? Fica a minha pergunta.

image image

                             PARIS                                                                      MANAUS

Um Pouco da História do Le Halles:

Les Halles. Quem já foi a Paris passou por ali. Com mais de mil anos de história, a região de Les Halles localizada na área central da cidade tem como tradição histórica o comércio. Desde o século XII os parisienses tem caracterizado a área como um imenso "bazar", o mercado central da cidade onde poderiam ser encontrados o "grosso" do comércio de alimentos, abate e comércio de carne, de têxteis, calçados...

Com o crescimento da cidade e da população, a área tornou-se preocupação dos dirigentes locais devido aos problemas de higiene (animais eram abatidos no local para comercialização de carne), segurança e circulação. Em 1842, o prefeito Rambuteau designou a "Comissão Les Halles" para estudar a possibilidade de remoção ou melhor instalação do mercado. Lançou-se um concurso arquitetônico em 1848, e o vencedor arquiteto Victor Baltard propôs a continuação do mercado no local com a construção de 12 pavilhões cobertos de estrutura metálica e cobertura de vidro. Dez destes pavilhões foram construídos entre 1858 e 1870, sendo os dois restantes finalizados em 1936.

Os problemas decorrentes do crescimento da cidade, e a persistência de antigos como a higiene levaram à transferência do mercado em 1969 para as regiões de La Villette e Rungis. Durante anos a área ficou vazia e foi apelidado pelos parisienses de Le trou des Halles "o buraco de Halles". Um novo concurso na década de 70 o transformou no que se conhece hoje como Fórum Les Halles, um grande shopping center subterrâneo de 5 pavimentos.
Abaixo deste shopping encontra-se uma das maiores estações subterrâneas de metrô e trem urbano do mundo, a Châtelet-les-Halles. Configura-se como um verdadeiro "entroncamento" da cidade de Paris e sua periferia por onde passam diariamente 800.000 pessoas por dia por abrigar 5 linhas de metrô, 3 linhas de RER, 14 linhas de ônibus (houve aumento de 17 % de passageiros entre 1999 e 2006).

Fonte: http://www.architecture.blogger.com.br/

 

Um Pouco da Histório do Adolpho Lisboa:

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus, foi construído no período áureo da borracha. Por ser um dos mais importantes exemplares da arquitetura de ferro e, não tendo similar em todo mundo, foi tombado em 1º de julho de 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Antes da existência do mercado, até 1855, funcionava no local do mercado, a Ribeira dos Comestíveis para comercializar produtos vindos do interior do Amazonas. A ribeira supria as necessidades da cidade, mas, com o início do ciclo da borracha, a cidade sofreu um intenso processo de migração, aumentando a demanda de produtos. Desta forma, os governantes da época perceberam a necessidade de construir um Mercado Público.
Foi assim, que em 1883 começou a montagem do Mercado. Os pavilhões de ferro foram importados da Europa. Com duas fachadas totalmente distintas, uma de frente para o rio Negro e outra para a Rua dos Barés, o conjunto foi construído com quatro pavilhões: o principal, central e maior; dois laterais (de peixe e carne) e o “Pavilhão das Tartarugas”. O corpo central do edifício é vazado por um portão, cuja bandeira ocupa quase a metade do segundo pavimento. No térreo, esse portão é ladeado por duas janelas de vergas retas coroadas com frontões triangulares, e no segundo pavimento há dois pares de janelas geminadas.
Sobre a bandeira do portão principal, existe uma cartela cravada com o nome Adolpho Lisboa que, na época da construção da fachada, era prefeito da cidade de Manaus. Posteriormente Lisboa deu o nome ao mercado.

Fonte: Portal Amazônia.

 

Quem Foi Adolpho Lisboa:

image

O coronel (porque comissionado nesse posto para comandar o Regimento Militar do Estado - RME, em nossos dias, a PMAM) Adolpho Lisboa nasceu na capital da província da Bahia, "de cor morena, cabelos pretos lisos e olhos pardos", em 22 de janeiro de 1862, filho do capitão Felippe Guilherme de Miranda Lisboa, então servindo no 7º Batalhão de Infantaria do Exército, e de Olympia Rosa de Oliveira Lisboa. Sua chegada à Amazônia ocorreu aos cinco anos de idade, segundo fonte do RME, ou quando recém-nascido, conduzido por seu pai, este transferido para o 5º Batalhão da mesma arma, com sede em Belém. Esta notícia reputo mais confiável, porque o mesmo foi batizado na freguesia de Afogados, quando do trânsito da família por Recife.

Fonte: Biblioteca Virtual do Amazonas. Para saber mais: Clique Aqui

 

Nenhum comentário: