Pesquise no Blog

Carro que estaciona sozinho!

Lendo a notícia abaixo, lembrei de uma crônica que escrevi em 1992, Manaus Século XX, que mais recentemente reeditei e mudei para "Manaus, Século XXI e Meio". Nesta crônica sou visionário e coloco alguns itens de tecnologia que, lógico na época, eram mera imaginação do autor. Hoje me deparo com algumas das coisas que lá escrevi sendo reais e outras em caminho de desenvolvimento. Prova de que a humanidade evolui e as idéias também.

 

Aqui o link da crônica: http://xicobranco.com.br/4810/index.html

 

"Um carro que estaciona sozinho, sem que o motorista precise tocar a direção, começou a ser vendido hoje no Japão. O modelo híbrido gasolina-elétrico da Toyota Motor Corp conta com censores que ajudam a direcionar o veículo para dentro de uma vaga.

Durante uma demonstração, o presidente da Toyota, Fujio Cho, sentou-se no banco do motorista e manteve as mãos para cima enquanto o carro estacionava. "Esqueci de apertar o freio, mas é fácil", disse Cho.

O modelo, chamado Prius, é descrito pela empresa como mais econômico e barato que seus antecessores. A General Motors Corp e Ford Motor Co lançarão seus primeiros modelos híbridos ainda neste ano. A Toyota espera vender 76 mil novos Prius no mundo em 2004, apostando no crescimento da demanda por carros menos poluentes.

O objetivo representa mais que o dobro das vendas anuais do Prius nos últimos dois anos, ao redor de 28 mil unidades. A Toyota, terceira maior fabricante de carros do mundo, vendeu cerca de 120 mil Prius desde que o modelo foi lançado, em dezembro de 1997. "O desenvolvimento de carros ecológicos é chave para nossa estratégia de crescimento futuro", afirmou Cho.

O novo modelo custa o equivalente a US$ 18.430 no Japão. O sistema inteligente de estacionamento é oferecido como opcional, com um custo extra aproximado de US$ 1.970, que inclui um sistema de navegação."

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: