Pesquise no Blog

Torcedores da Alemanha praticam xenofobia

As cidades alemãs de Dresden, Chemnitz e Hannover foram palco de várias demonstrações de xenofobia na noite desta quarta-feira, após a vitória da Alemanha sobre a Turquia pelas semifinais da Eurocopa.

A polícia informou que dois turcos ficaram feridos no ataque de um grupo de jovens radicais contra três restaurantes turcos de fast-food na cidade de Dresden.

Um grupo que tinha entre 20 a 30 pessoas destruiu uma parte da mobília de dois restaurantes turcos no centro de Dresden, enquanto outro estabelecimento ficou praticamente destruído.

Em seguida, o grupo atacou dois turcos que estavam trabalhando nos restaurantes e que ficaram levemente feridos. Os agressores também queimaram bandeiras enquanto vários curiosos assistiam aos ataques sem intervir.

A polícia espera identificar os vândalos ainda hoje.

Na cidade de Chemnitz, um grupo de torcedores atacou a polícia durante as comemorações da vitória da Alemanha sobre a Turquia por 3 a 2.

A polícia local informou que o ambiente no centro de Chemnitz após a partida estava muito tenso e quando os agentes tentaram intervir para evitar distúrbios os torcedores mais violentos se voltaram contra os policiais e atacaram. Seis autoridades foram feridas.

Em Hannover, a polícia deteve um grupo de cerca de 20 neonazistas que gritavam reiteradamente palavras de ordem racistas em uma festa popular que reuniu torcedores alemães e turcos para assistir à partida em um telão.

Todos eles foram acusados de incitação ao ódio racial e serão levados a julgamento.

Fonte: Efe, em Berlim

Xenofobia =  refere-se a qualquer forma de preconceito, racial, grupal (de grupos minoritários) ou cultural. Apesar de amplamente aceito, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia.

Nenhum comentário: