Pesquise no Blog

Lead Free?

Poucas pessoas sabem, mas a industria eletrônica mundial tem, desde 1999, um movimento chamado de "lead free" ( Livre de chumbo), que visa eliminar, da solda usada nas junções elétricas de componentes e em sua fabricação, o chumbo.

Na europa, já temos desde 2002 uma diretiva ( não é lei ainda) chamada de RoHS, que versa sobre a eliminação de várias substância danosas ao meio ambiente e ao homem, dentre elas o chumbo. Dai o termo lead free empregado nas indústria eletrônica.

No Brasil não temos nenhuma lei ainda, mas por "osmose", já temos quase quem 90% de nossas fábricas de eletrônicos e similares, usando solda "lead free". Isso se dar devido a pressão européia, para onde boa parte de nossos produtos são exportados, e também porque é lá que se detém os direitos da maioria de marcas e patentes que fabricamos.

O Japão é 100% livre de chumbo na indústria eletrônica desde 1999. Mas isso só representa no mundo todo, menos que 1% de todo o chumbo utilizado nos diversos tipos de indústrias. Do esmalte de unha a cerâmica do banheiro, muita coisa em nossa casa tem chumbo, e não sabemos. Pior é que ele causa males ao nosso organismo e poucas pessoas sabem ou falam sobre o assunto.

Leia um pouco o link do RoHs, colocado aqui e saiba mais sobre.

 

Manaus já tem 95% de suas indústrias eletrônicas trabalhando livre de chumbo e adequadas a RoHS.

Nenhum comentário: