Pesquise no Blog

Canção de minha saudade!

“Para alguém provar que é "mocorongo" [nascido em Santarém], nem precisa exibir a carteira de identidade ou a certidão de nascimento. Basta demonstrar que sabe cantar: "Nunca vi praias tão belas/Prateadas como aqueles/Do torrão em que nasci...".” (Vicente Malheiros da Fonseca – filho do maestro Wilson Fonseca)

Canção de Minha Saudade
Letra: Wilmar Fonseca
Música: Wilson Fonseca (1949)

Já ouvi muitas pessoas disserem que esta é uma das canções mais lindas que já ouviram, eu concordo. No fim do post tem o link para o audio, ouça e diga você mesmo.


Nunca vi praias tão belas
Prateadas como aquelas
Do torrão em que nasci!
Da CAIEIRA, do LAGUINHO
(MAPIRI é um carinho)
Onde canta a Juruti.


Nunca vi praia tão boa
Como aquela da COROA
Bem pertinho do SALÉ...
De SÃO MARCOS, tão branquinha
(A candura da PRAINHA)
VERA-PAZ... MARIA JOSÉ!


Bem juntinho àquela serra
Que domina a minha terra,
Tem um pé de sapoti
Onde entoa, sem mentira,
Alegrando CAMBUQUIRA
O seu canto o Bem-te-vi.


Quem me dera em suas águas
Sufocar as minhas mágoas
A beira do Igarapé!
E depois no IRURÁ
(Ó meu Deus, quando será?)
Reviver a minha fé.


Mergulhei já no AMAZONAS
(Não me digas: tu blasonas)
P’ra no TAPAJÓS boiar...
Há encanto em teus jardins
Vicejando benjamins
Que prateiam ao luar.


Tens Maria por padroeira
Essa Mãe tão brasileira,
SANTARÉM DA CONCEIÇÃO .
Se relembro teus recantos,
Ó Jesus lá vêm meus prantos,
Vou cantando esta canção!

 

Fonte: Blog do Espaço Aberto, Belém-PA ( MP3 da Música no Link do Blog)

Nenhum comentário: