Pesquise no Blog

SANTARENO e MOCORONGO!

Estes dias perguntei a uma amiga jornalista sobre a origem deste termo, quando atribuído para quem nasce em Santarém do Pará, como eu. Vejam a resposta:

- Mocorongo, ao contrário do que as pessoas acham, não têm origem local, é um termo que veio junto com os primeiros gaúchos que começaram a chegar aqui na nossa região. Na época, os gaúchos passaram a chamar o povo local como "Mocorongos", mas, acredite, não era um elogio, esta era uma denominação pejorativa por causa das características do povo.

Com o passar do tempo, o termo se popularizou (não tenho no momento os dados histórios que mostram os fatores que influenciaram esta popularização), e muitos passaram a se denominar "Mocorongos".

PS: O que também favoreceu para esta identificação foi a origem da palavra que é Tupi Guarani. Tanto os gaúchos quanto nós temos muitas palavras com rigem indígena.

Há um dado momento esta identificação se cristalizou e os santarenos passaram a ser chamados de mocorongos "oficialmente". Mas aqui na cidade há um grupo de intelectuais que, por saberem da origem do nome, dividem opiniões e não se auto-intitulam "mocorongos".

Se eu não me engano "Mocorongo" para os gaúchos daquela época, dentre outras coisas, queria dizer que o povo local era preguiçoso. Vê se pode!!! Enfim..

Espero que isso enriqueça um pouco mais os conhecimentos acerca deste termo.

Peróla do Tapajós - Santarém do Pará, e de Alter do Chão.

Nenhum comentário: