Pesquise no Blog

Manaus Cidade Bela e Problemática!

Semana passada esteve hospedada em minha casa um membro do UNMP - União Nacional por Moradia Popular-SP. Em alguma caminhadas que fiz com ela por comunidades de Manaus, fiquei assustado de quantos problemas de urbanização nossa cidade tem. Encontrei uma comunidade dentro do Japiim, que possui casas com postes de energia elétrica em seu interior. Lógico que o poste estava lá antes da casa. Mas até onde o poder público falhou para permitir isso num bairro central de nossa cidade, me espantou. Fora outros problemas nessa mesma comunidade. Na zona norte estive no Riacho Doce II, onde o barranco do conjunto Cidadão continua desabando sem ninguém fazer nada. Nem defesa civil, nem governo do estado. E olha que para esse barranco teve aquela verba emergencial, depois que muitos ficarm desabrigados na forte chuva de 09/04/2008, que o governo federal mandou após que dois ministros sobrevoarem Manaus de helicóptero.
Dia trágico, que não chegue, onde teremos o Conjunto Cidadão desabando sobre as casas do Riacho Doce II e III, se nada for feito para conter este barranco.

Depois estive no Santa Etelvina com pessoas que moram em barracas de lona. Todas lógico, precisam de uma moradia. Parto do seguinte pressuposto: se todos um dia tiverem onde morar, acabaremos com o aluguel, comércio de terrenos, de casas etc. Utópico. Mas 90% disso é alcançável. Acredito.

Outra coisa que penso: pergunte a alguém que não tem casa ou que mora em condição de risco, se ele quer um lote e um financiamento para construir a sua casa, quer seja por mutirão, ou pagando para construí-la; e que depois ele tenha que pagar por esse custo, um determinado valor compatível com sua condição finaceira. A resposta será SIM em 99,9% dos casos. Ter onde morar significa ter dignidade.
Poste dentro de 1 residência no Japiim. Iguais estas existem muitas outras nesta mesma comunidade.
Gatos de energia. Neste lugar havia um senhora que estava sem luz em casa e tentava dessesperadamente achar o fio de sua ligação no meio destas. Missão impossível ?!


Uns do casebres de lona localizados no Santa Etelvina, Conjunto Nova Cidade. Estas pessoas foram expulsas de um terreno e agora estão ai, sem terem para onde ir. Problema deles???

Nestas visitas, o que mais vi foram pessoas com estórias bonitas de luta e muita dignidades, todas só querem o direito a moradia. Pergunta que não que calar: Onde estão nossas políticas públicas que não as enxergam?

Nenhum comentário: