Pesquise no Blog

Leite pra que te quero!


Ainda há pouco fui ao supermercado. Como sou muito curioso, fiquei lendo os rótulos das caixas de leite líquido e pacotes de leite em pó. Descobri que leite puro alí nunca vai ter. No rótulo da caixa de leite líquido descreve que além do próprio, vem também um monte de derivados do sódio e acidulantes, conservantes, ...antes, ...antes... Leite puro só aquele tirado na hora, que agente chama lá no nordeste de: leite mugido.

No leite em pó está escrito: Leite em pó integral. Putz! Mas o que é que tem dentro? Aquele pozinho branco, será que é leite mesmo gente?

Ai descobri que na categoria leite em pó, tem a tal de mistura láctea, que não é leite. Sério! Mas tá na mesma prateleira, e se você for menos desavisado, pega e paga; porque é alguns centavos, ou reais, mais barato. O que é aquilo? Tem escrito que não é leite na embalagem. Mas por que colocam na mesma prateleira, meio que misturados, e as embalagens são tão parecidas?


Categorias de Leite:


Leite Tipo A
A ordenha é sempre mecânica e o leite vai direto para um tanque, onde é resfriado, e já sai para a máquina embaladora. quanto a composição, a diferença entre o A e o B é bem pequena. Os dois são praticamente integrais. O tipo A tem mais gordura e menos proteína que o tipo B.

Leite Tipo B
As vacas permanecem em estábulos, o que ajuda na manutenção das condições de higiene. A ordenha também pode ser manual ou mecânica. O local de armazenamento é mais sofisticado do que o tipo C. Permite uma refrigeração a temperaturas mais baixas.

Leite Tipo C
A ordenha pode ser manual ou mecânica e as vacas ficam soltas no pasto. O leite é armazenado em abrigos rústicos, mas refrigerados, antes de seguir para a usina onde será embalado. Apresenta um teor de gordura de aproximadamente 3%. As usinas utilizam o restante para produzir manteiga, queijo e derivados.

Nova Categoria Criada no Brasil

Leite Tipo D
As vacas permanecem sem receber vacinação contra aftosa e demais doenças. Comem capim, e mixam e cagam no mesmo, pra servir de adubo. O leite é ordenhado pela ordem do pilantrismo desenfreado e feito sem nenhuma higiene. É armazenado em baldes, onde recebe a mistura de soda caústica, água do cocho e soro do leite do dia anterior, que o vaqueiro esqueceu ao relento e coalhou. Também é um leite longa vida, porque os que o fazem, desejam ter uma "longa vida", à custa da "curta vida" de quem bebe.
Correta Descrição de leite Longa Vida ou UHT(ultra-high temperature):
É o leite processado com o que existe de mais moderno em tecnologia de tratamento de leite, para assegurar ao consumidor um leite saudável, seguro e com maior tempo de validade.
E agora! Você ainda acredita que o que você bebia era leite puro?

Nenhum comentário: