A briga acerca do Projeto do Vereador Massami Miki, de Manaus, que deseja popularizar o cartão de bilhetagem eletrônica do sistema viário, já está causando briga pra todo lado.
Primeiro porque poucas pessoas entenderam a grandeza e extensão do projeto. Segundo, num ficou claro como seria a vida dos cobradores, após aprovação do mesmo. Tanto, que ontem um adentro a lei foi colocado, para garantir o emprego dos mesmos. Ainda não temos estrutura para deixar de circular em ônibus sem pagamento com dinheiro vivo, como rege o projeto. Também não temos visão futura de que esse passo, que parece distante de ser dado, é um avanço tecnológico que vai diminuir o número de assaltos nos ônibus, pois não havendo grandes somas de valores, não haverá interesse dos ladrões. É quase que 100% a prova de fraudes; já é usado em metrôs e até mesmo em ônibus em outras cidades brasileiras. Ou seja, Manaus tem tudo pra dar o primeiro passo pra modernizar e melhorar seu sistema de ônibus urbanos, só falta outras pessoas darem algum passo também. Como, por exemplo, forçar a criação dessa estrutura com mais projetos e melhorias, que somadas, serão melhores entendidas e absorvidas. Pura quebra de paradigmas.
Passa-fácil= cartão magnético no qual você compra e deposita créditos, e pode andar de ônibus sem dinheiro no bolso. Como créditos de celular. O projeto também prever a venda de tickets avulsos em pontos estratégicos, como feita nos metrôs do mundo inteiro e ônibus americanos, assim, pessoas que cheguem a cidade podem usar o sistema sem obrigatoriedade de terem o cartão magnético.
Té mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário