Pesquise no Blog

O que que eu faço?

Muitas gente me perguntando o que eu faço. Alguns lêem minhas poesias no site e pensam que "vivo" disso. Que me dera!
Gente, trabalho com SMT. Sei que ninguém, que não seja de uma fábrica de eletrônicos do PIM ( Pólo Incentivado de Manaus ), sabe. SMT vem de Surface Mount Technologie ( Sistema de montagem em superfície ). Tecnologia que permite que máquinas montem os pequenos componentes eletrônicos em placas de circuito impresso ( PCI ou PCB ). Um mundo de siglas e muito, mas muito particular. Não aprendi no UTAM não. Aliás, meu curso de Tecnologia Elétrica, nem concluí. Aprendi em cursos no exterior e principalmente no famoso: "fazendo e aprendendo". Sou assim um autodidata da matéria, como fui do inglês e agora do espanhol.
Sou defensor, há muito tempo, que nossas faculdades deveriam ter atentado para esse detalhe tecnológico há muito tempo. Dentro das empresas do PIM, temos um mundo à parte e altamente avançado. Pessoas com capacidade de desenvolver e criar, absurda. Agente podia hoje estar indo pro setor da biotecnologia, mas com o setor da tecnologia já altamente desenvolvido. Já vi de um tudo nas fábricas que ando. Pessoas que desenvolvem máquinas; que alteram as máquinas existentes ( geralmente japonesa e americanas ) e as melhoram. Pessoas que criam softwares maravilhosos para gerenciar sistemas de produção, de alteração de programas de máquinas; pessoas que mudam o processo produtivo com idéias simples e que deixam os gringos malucos, etc. Idéias simples sim, mas que em lugar nenhum do mundo, onde já estive, eles conseguem ter. Já fui pro México, quando trabalhava na Jabil Circuit, pra solucionar um problema da empresa. Quando lá cheguei, me deparei com uma equipe de 6 engenheiros; de mecânicos a mecatrônicos; de SMT, Sim, lá tem o curso de SMT na faculdade. Mas eles estavam com problemas. Problemas estes, que agente aqui em Manaus, eu e um técnico de qualidade, de níveo médio, tínhamos resolvido. Vi ali, como agente perde oportunidades, por falta de incentivos e investimentos de nossos governantes e de uma mudança "adequadora" da matriz de alguns de nossos cursos universitários e da criação de alguns outros. Como o de Engenheiro de SMT, Engenheiro Metalográfico, Engenheiro de Robótica, etc. Ou um 3 em 1. Seriamos assim, o vale do sílicio baré. Eles tem o silício, agente tem agente.
Sonho talvez, mas é isso que faço gente: Sonho e acredito neles.
mais!

Nenhum comentário: