Pesquise no Blog

Livre de chumbo - Lead Free ou Pb-free



Lendo sobre o recall da fabricante de brinquedos chinesa Matell, surgiu em mim a idéia de postar um tema muito usado no distrito industrial de Manaus, mas pouco conhecido pela maioria. Poucos sabem, mas o chumbo vem sendo banido da indústria eletrônica desde 1999, num movimento chamado "lead free", livre de chumbo. Todos os produtos fabricados nas empresas do PIM, não mais tem chumbo em sua composição, quer seja nos componentes eletrônicos, solda ou baterias. Nada pode conter chumbo. Esse movimento nasceu no japão, se popularizou na Europa, que tem legislação específica, conhecida pelo nome de RoHS, Risk of Harzadous Substance - Restrição de uso de substâncias nocivas -. Junto com o chumbo também estão sendo banidos o Mercúrio, Cádmio, Cromo hexavalente, Polibromato bifenil e Éter difenil polibromato (PBDE), dois últimos são usados como retardantes de chamas em plásticos.

Na indústria eletro-eletrônica popularizou-se o movimento Lead Free, que faz parte do RoHS, mas destaca o processo de eliminação do chumbo do processo produtivo e passa por toda uma alteração de regras de soldagem e fabricação de componentes mais resistentes a altas temperaturas. A solda com chumbo derrete a 183 graus e a solda sem chumbo a 220 graus. Foi uma longa jornada, mas hoje quase que 100% de nossas fábricas já estão livre de chumbo.


A indústria eletrônica responde por apenas 0,8% do uso de chumbo no mundo. E o chumbo é a substância química mais explorada industrialmente e comercialmente, por existir em abundância na natureza. Porém seus malefícios ao meio ambiente, quando dispostos de maneira irresponsável, são quase que irreparáveis.

Para saber mais clique aqui.

Nenhum comentário: