Pesquise no Blog

Crônica Da Semana-24 a 30/06/2007

Entre siglas e confusões
Gustavo estava no novo emprego há pouco mais de um mês. Ainda se acostumando as novas siglas e linguajar comum aquela nova empresa. O Zé, seu melhor amigo até então; esse apanhava da siglas mais do que boi de carroça. As siglas eram sempre motivos dele baixar a cabeça na reunião e concordar com tudo sem saber com o que tava concordando. Certa vez seu chefe perguntou dele como tava o TMQ e ele disse que ia ver e depois falava. Foi correndo falar com o Gustavo, porque tinha vergonha de admitir pros demais que não sabia, e perguntou o que diabos era TMQ. Ora Zé, é Time de Melhoria da Qualidade. Deve ser aquele que você concordou em fazer parte, na reunião passada lembra, sobre melhorias de produção na linha do vídeo. Disse Gustavo.
Mas por falar em siglas. E você que trabalha no pólo industrial de Manaus ou em outro setor da indústria brasileira. Sabe o que significam todas as siglas de sua empresa? Nunca foi traído por alguma?
Estónias à parte; essas siglas, que em sua grande maioria vem do inglês, são uma verdadeira pegadinha. Eu mesmo, nesses anos de batalha que acumulo, já sai de inúmeras reuniões direto pro google, ou pra outro site especializado, na busca do significado das malditas siglas. Trabalhei numa empresa que isso era febre. Todo dia tinha uma nova. Pior é quando você as recebe por e-mail. Ou quando vai pra reunião, convidado pelo famigerado e-mail, que só dizia que você deveria participar da reunião que trataria do assunto tal e no lugar do assunto uma maldita sigla. Lasca tudo.
O Gustavo, em seu novo emprego, tava já se habituando a muitas delas, por exemplo: Sabia que o FYI, que vinha em alguns e-mail que ele recebia, significava "para sua informação ou, para seu conhecimento" , do inglês: For Your Information. O CEP, esse vem do português mesmo, Controle Estatístico do Processo. Mas o Pobre do Zé já havia sofrido com essa. O cara era da manutenção, nada tinha a ver com produção e qualidade, até ser promovido a supervisor de produção; mérito dado a ele por tempo de serviço, digamos assim. Certa vez o chefe do Zé lhe disse que iriam implantar o CEP nas linhas de produção. O Zé achou estranho, mas pensou que por se tratar de "hoje em dia", tudo era comum naquela fábrica, até dar CEP pra cada linha. Achou assim que era pra facilitar a entrega de correspondências na fábrica, devido muita gente usar o endereço da mesma pra receber suas correspondências. Tava com pena era do pobre do office boy que iria ter que decorar tanto CEP, eram 38 linhas na fábrica. Até ai tudo bem, mas o Zé tinha que abrir a boca pra falar a novidade. Tava ele no almoço e o Lino reclamou que uma correspondência sua havia se perdido do banco até a entrega dentro da fábrica. Ah, nisso o Zé num perdeu tempo. - Calma Lino, eles vão colocar CEP na linhas e ai agente vai poder receber as cartas com mais segurança agora. Entre olhadelas e risos, quando todos sacaram que o Zé num sabia o que era CEP dentro da empresa, foi mais de mês e meio de gozação. Ele até evitava ir no banheiro nos horários de pico. Pra num passar vexame.

Siglas. O Zé que o diga. Gustavo já sabia várias e ensinava o amigo sempre que podia. Explicava o que era PPM, Parte Por Milhão, DPMO,Defeito Por Milhão de Oportunidade; DPU, Defeito Por Unidade; PCI, Placa de Circuito Impresso; TPM, Trabalho Por Módulo. Nisso o Zé pulou. - Como é que é Gustavo? TPM num é aquele troço que a mulherada sente não?
- É e num é amigo. Aqui é Trabalho Por Módulo, uma sigla interna nossa pra definir cada etapa de um processo total. Mas pode ser Tensão Pré Menstrual sim; digamos que lá no ambulatório ou numa conversar que seja esse o assunto. Tenha cuidado!
- Ih Gustavo! Agora é tarde. Inda pouco a a Soninha, lá do teste funcional da TV, me perguntou onde ia ser a reunião de TPM e mandei ela perguntar lá no ambulatório mesmo. Que mancada!
Gustavo pôs-se rir do amigo, enquanto esse saia correndo pra tentar alcançar a colega, antes dela chegar no ambulatório.

Noutro dia, Gustavo continuava a aula de siglas novamente e explicava algumas que tinha pesquisado na semana. BGA, vem do inglês essa Zé, Ball Grid Array (matriz de bolas); é um componente eletrônico, dizia ele. FPY, rendimento da montagem. -Êpa Gustavo! Essa num bate. Retrucou o Zé.
- Calma amigo é porque essa também vem do inglês. É First Pass Yield.
- Como? Eu heim Gustavo. Tem que dobrar a língua. Vou falar em portuga mesmo.
- Num esqueça de estudar inglês Zé, já te disse que isso é fundamental. Agora me dar licença que vou ver o novo relatório que o Rodrigo do CQ, Controle da Qualidade, elaborou pra apontamento de dados do FPY. Já batizaram de FDP, Formulário Demonstrativo de Processo, esse relatório.
Ai o Zé mudou de cor e falou:
- FDP num é filho daquilo não?
- Lógico que não Zé! Por que? O que que você aprontou dessa vez.
- Ai amigo. Depois te conto. Mas agora deixa eu correr lá na sala da manutenção que disse pro Joaquim que o Rodrigo tinha passado um e-mail chamando todos de filhos da "p" e que ia ter uma reunião na sala do chefe dele hoje, inclusive com o próprio, pra tratar disso. Essa altura, se conheço o Joaquim, a noticia já ta longe e eu tô frito. Fui.

Para mais crônicas do autor acesse: http://www.xicobranco.com.br/3482/index.html

Nenhum comentário: